Estados Unidos da América

Os missionários franciscanos plantaram as primeiras videiras na Califórnia por volta de 1779. Durante os cem anos que se seguiriam, as uvas plantadas pelos missionários foram a base da viticultura na Califórnia, chegando aos pequenos viticultores em Los Angeles.

Em 1880, entretanto, havia sinais adiantados de filoxera, a primeira barreira enfrentada pela indústria, que acabou devastando a produção de vinhos na Califórnia. Somado a isso, ainda houve a proibição por decreto-lei que levantou uma barreira ainda maior para a viticultura, que praticamente foi extinta. Imediatamente após a proibição, o mercado exigiu uma maior produção de vinho doce. Após a Grande Depressão, a Segunda Guerra Mundial, e a popularização do whisky, os produtores tiveram de utilizar-se de blend, para produzir vinhos semelhantes aos da Europa, usando nomes genéricos como Borgonha e Chablis aproveitando a ignorância geral do público.

Já com um mercado mais estável, a produção aumentou. Aumentou o número de viticultores e surgiu maior variedade de vinhos de maior qualidade impulsionados pela exportação que exigia um produto com características melhoradas. O mercado respondia rapidamente, e nos anos 90 o número de produtores de vinho no estado chegava a um número próximo dos 800. Actualmente a produção na Califórnia está em franca expansão, com marcas conhecidas e com nome no mercado, que têm participado em diversas competições internacionais.

As variedades mais cultivadas são o Chardonnay, cuja área total é de 23.000 ha. Cabernet Sauvignon e Chardonnay dominam os monovarietais, enquanto os demais são utilizados mais frequentemente para blends mais baratos. Há também alguns hectares destinados ao cultivo de Sauvignon Blanc, Grenache e Barbera. Nota-se, entretanto, a provável influência italiana em vinhas da Califórnia, mais particularmente com cultivo de Sangiovese. Outras variedades também apreciadas popularmente nos anos 90 são Zinfandel, Merlot, Syrah e Viognier.

Topo
 
 
Copyright - Loja Gourmet | Optimizado para 1024x768 IE7+ FF3+ | Termos e condições de utilização e privacidade