Produção
Vinhos Brancos

A vinificação em branco é o processo de fermentação alcoólica realizada na ausência da película ou sem a maceração (imersão, mais ou menos prolongada, das películas da uva no mosto que fermenta). Por esse processo, pode-se obter vinho branco utilizando uvas tintas, pois sem as matérias corantes, presentes nas cascas e sendo separadas antes da fermentação, obter-se-á o mosto incolor. São elaborados com uvas não excessivamente maduras, visando assegurar uma boa acidez, resultando em frescura gustativa.

Ao contrário da vinificação em tinto, a prensagem e a trasfega são realizadas antes da fermentação alcoólica. A temperatura ideal de fermentação é bem inferior em relação ao tinto, estando em torno de 20ºC. Isso requer um refrigeramento do mosto, sempre que este ultrapassar os 25ºC.

O vinho branco requer mais cuidados que o vinho tinto, principalmente no que se refere à oxidação, portanto o controlo de SO2 neste tipo de vinhos é muito importante.

Os vinhos brancos portugueses apresentam uma cor citrina, aroma frutado ou floral e com um gosto fresco e acidez equilibrada. Como castas brancas podemos destacar: Alvarinho, Loureiro, Trajadura, Arinto, Encruzado, Malvasia, Rabigato, Fernão Pires, Antão Vaz; bem como a introdução de castas internacionais como o Chardonnay e Gewurztraminer.

Topo
 
 
Copyright - Loja Gourmet | Optimizado para 1024x768 IE7+ FF3+ | Termos e condições de utilização e privacidade