Produção
Whisky

O whisky é a bebida espirituosa mais consumida no mundo inteiro. Em rigor, o whisky é uma bebida alcoólica (min 40% álcool) que resulta da destilação de cevada maltada ou de outros cereais que foram previamente dissolvidos em agua e fermentados por acção de leveduras e que cumpriu um estágio mínimo de 3 anos em cascos de carvalho e tem características organolépticas (cor, aroma, sabor) facilmente identificáveis.

Para obter whisky são necessárias várias etapas: maltagem, mistura, fermentação, destilação e envelhecimento.

Maltagem: nesta fase a cevada é mexida para remover qualquer corpo estranho. Depois é mergulhada em tanques especiais durante dois ou três dias. Em seguida espalha-se em solo apropriado, quase sempre aquecido (malting floor), que provoca a germinação. A germinação demora de oito a doze dias dependendo normalmente da época do ano em que é feita e também da qualidade da cevada. A germinação é interrompida quando o malte atinge a medida de uma polegada. O malte verde seca numa estufa ou forno aquecidos a fogo de turfa. É deste fogo de turfa que depende a qualidade do whisky.

O malte é arrefecido e armazenado durante um mês.

Mistura: O processo de mistura é semelhante ao da cerveja. Consiste na mistura do malte verde com os outros cereais já previamente cozidos. Esta mistura é feita numa tina com água a ferver, obtendo-se assim o mosto. (Esta mistura não é utilizada no whisky de malte).

Fermentação: O mosto é colocado em recipientes de aço ou cubas de lavagem para arrefecimento. Dá-se a fermentação depois de lhe serem adicionadas leveduras que atacam o açúcar, transformando-o em álcool bruto de baixa graduação. Este líquido, conhecido por "Wash", é composto por 90% de água e 10% de álcool de baixo teor alcoólico. Toda esta operação demora cerca de 48 horas.

Destilação: O líquido obtido após a fermentação é colocado no alambique para destilação, Pot Still no caso do Malte Whisky e Patent Still quando se trata de Grain Whisky.

Envelhecimento: Após a destilação os whiskys são colocados em barricas de carvalho que antes tenham sido utilizados com Jerez ou Porto. Algumas marcas usam barricas que foram usadas para o envelhecimento do Bourbon. No caso do whisky de malte as barricas são as mesmas que serviram para envelhecer os sherry. As barricas usadas impedem que o aroma excessivo a madeira realce no whisky, é por esta razão que não são utilizadas barricas novas é neste período que o whisky adquire a sua cor e aroma. O período mínimo de envelhecimento para o Scotch Whisky é de três anos. O Malte Whisky tem um período de envelhecimento que oscila entre os cinco e os doze anos.

Topo
 
 
Copyright - Loja Gourmet | Optimizado para 1024x768 IE7+ FF3+ | Termos e condições de utilização e privacidade