Produção
Cognac

É um destilado exclusivamente de vinhos da região de Cognac, em França (Charente). Nesta região existem 6 sub-regiões produtoras de Cognac:

Grand Champagne- A palavra champagne serve para designar diversos cognacs, nada tem a ver com o famoso espumante da região de Champagne, algumas pessoas julgam erradamente que os cognacs que trazem a designação de “Grand Champagne” são feitos de champagne. Na região de Champagne são feitos os melhores cognacs devido à qualidade do terreno.

Petite Champagne- Região que circunda a Grand Champagne produzindo um cognac semelhante, devido às características semelhantes de terreno. As aguardentes lotadas nestas duas regiões na proporção de 50%, dão origem ao cognac fine de champagne.

Borderies- Esta região é considerada o coração de toda a região de cognac, bastante rica em calcário, produz uma aguardente rica em aromas, de envelhecimento rápido, odor a doce e bastante bouquet.

Fine bois- Esta região circunda as três anteriores sub-regiões. Os terrenos de calcário e greda produzem aguardente de inferior qualidade, com menos bouquet.

Bons Bois- É uma zona de terrenos pobres, circunda a sub-região de Fine bois, produzindo uma aguardente de forte graduação alcoólica, menos fina que as anteriores mas mais aromática.

Bois ordinaires e Bois communs- Estas duas zonas são a zona mais afastada do litoral onde o clima marítimo se faz mais sentir, produzindo aguardentes que tem normalmente um forte sabor a terra, que se pode atenuar ou mesmo suprimir tomando precauções na destilação.

O processo de elaboração de cognacs engloba 3 etapas:

Fermentação- dura entre três a cinco semanas, desta fermentação resulta um vinho branco, ácido com uma baixa graduação alcoólica, aproximadamente entre 8º a 10º. São necessários oito litros de vinho para produzir um litro de aguardente.

Destilação- A destilação faz-se por duas fases, é o chamado sistema de fogo directo (alambique charentais). A primeira destilação (first chaufee) produz um líquido chamado “brouillis”, cuja graduação alcoólica é de 27 a 35º. A segunda destilação (second chaufee ou bone chaufee) demora cerca de doze horas, o liquido aproveitado da segunda destilação tem cerca de 68ª a 72º e é a partir dele que se vai elaborar o cognac. A destilação do cognac faz-se obrigatoriamente entre o fim das vindimas (Novembro) e o dia 31 de Março seguinte.

Envelhecimento- O cognac obtido é amadurecido/ envelhecido em cascos de carvalho e permanece nos cascos durante três anos, passando depois para cascos mais velhos para adquirir a cor da madeira, neste período de envelhecimento o cognac perde 3 a 4 % de álcool por ano.

Essencialmente podemos considerar três tipos de cognacs:

Três estrelas (***) ou VS (Very superior) – terá que ter três anos de casco no mínimo.

V.O. (Very old/Muito velho) e V.O.S.P (Very superior old pale/pálido superior muito velho) – ambos têm que ter quatro anos de casco.

Reserv, X.O (Extra old/muito velho), Napoléon Vieille Reserve, Grand cuvée- para poder usar qualquer uma destas designações terá que ter no mínimo 5 anos de casco.

Topo
 
 
Copyright - Loja Gourmet | Optimizado para 1024x768 IE7+ FF3+ | Termos e condições de utilização e privacidade